Panning

Panning é uma técnica que consiste em seguir o movimento do assunto, utilizando baixa velocidade na captura a imagem, deixando o assunto em foco e tornando o fundo borrado. Isso confere dinâmica a fotos de ação.

É apenas uma questão de velocidade relativa. A velocidade de deslocamento lateral da câmera estará na mesma velocidade do assunto; logo a velocidade relativa entre ambos tende a zero. Como o fundo está parado, a velocidade relativa entre este e a câmera é alta. Então o assunto estará em foco e o fundo com aparência de arrastado ou borrado.

Emídio Bastos - Expedições / Workshops / Fotografia / Produção Cultural

Seguem abaixo algumas dicas úteis para executar esta técnica com eficiência.

1. Coloque a câmera no modo manual, isso permite que você tenha controle sobre a velocidade, abertura e ISO, que são os três parâmetros que vão garantir um bom efeito de panning.

2. Faça o pré-foco, prevendo a trajetória do assunto.

3. Desligue o AF porque o autofoco pode atrapalhar e não conseguir focar o assunto ou ainda focar o fundo ou outo objeto próximo. Deixando o AF desligado e com o pré-foco ajustado a preocupação será manter o assunto dentro do campo de visão da objetiva.

4. Reduza a velocidade. Quanto menor a velocidade mais interessante ficará a imagem obtida no panning. Se sua lente for estabilizada a imagem produzida pode ficar melhor. A velocidade de obturação será proporcional a velocidade do assunto.

Emídio Bastos - Expedições / Workshops / Fotografia / Produção Cultural

É muito difícil estabelecer uma velocidade padrão, mas as velocidades abaixo são as que costumo usar.

  • O assunto andando: velocidade 1/10s
  • O assunto correndo: velocidade 1/15s
  • Uma bicicleta ou cavalo a galope: Velocidade 1/25s
  • Uma moto andando a 60km/h: velocidade 1/60s

Mas é necessário usar o empirismo para ajustar os parâmetros e ir avaliando as imagens até que os ajustes produzam um resultado interessante.

5. Coloque o disparador em modo HI e faça séries de três ou quatro disparos contínuos, seguindo o assunto e sem tirar o dedo do botão de disparo.

6. Use pequenas aberturas porque quanto menor a abertura, maior será a profundidade de campo. Particularmente costumo usar entre f11 e f22 para realizar o panning

7. Nem sempre é possível, mas o uso de tripé pode garantir que o movimento executado com a câmera será estável.

Emídio Bastos - Expedições / Workshops / Fotografia / Produção Cultural

Mesmo parecendo simples é necessário muita prática para dominar esta técnica. Agora é sair a campo e praticar!

Boa sorte e boas fotos!

Uma resposta

  1. Do jeito que você explicou, ficou bem didático! Desse modo, parece bem fácil de conseguir o resultado! Agora é só treinar!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Os mais lidos

Está Gostando? Compartilhe

Conteúdo com direitos autorais.